Sabemos fazer bons planos, a grande falha é não os seguir. Existe uma solução simples e prática para isso.

Bernardo Cavalcanti
Unifei Finance Itabira
2 min readDec 11, 2020

--

Esse é o último texto dessa jornada. Espero que ela tenha ajudado quem nunca tinha ouvido falar sobre construção da liberdade financeira e agregado conhecimento e ideias práticas para quem já está no caminho. Para quem não leu os outros textos, confere lá no meu perfil, qualquer dúvida, estou a disposição. No texto de hoje falo sobre a importância do monitoramento, rotina a ser implantada após a construção do plano.

No planejamento financeiro pessoal e nos investimentos é possível fazer várias otimizações, melhoria de produtos, redução de taxas, simplificação dos controles, aumento do foco nos gastos que mais trazem prazer à pessoa, maior equilíbrio entre o hoje e o amanhã, redução no tempo de gestão dos investimentos com melhoria da performance, obtenção de benefícios fiscais, implementação de proteções e definição de atalhos para objetivos específicos da pessoa.

Mas a vida está sempre em mudança. Novos bebês, mudança de fase dos filhos, mudança de emprego, aumento de salário, contratempos e novos planos. A solução de uma nova situação pode ser bem diferente da original.

Além disso a construção da liberdade financeira é uma jornada. Algumas ações são aplicadas de forma imediata, trazendo benefícios instantâneos. Outras fazem parte de um aprendizado contínuo, onde a pessoa testa ferramentas e escolhe a forma que quer caminhar.

Como no início são muitas novidades, não é possível aplicar e absorver tudo. Passado alguns meses da caminhada muitos itens ficam bem mais claros, mas outros são esquecidos. Talvez por não terem sido entendidos na forma teórica, talvez porque a pessoa julgou que não serviam para o plano dela, talvez porque não deu tempo de aplicar imediatamente e acabou esquecendo. Nada como uma rápida verificação para resolver isso.

Os resultados do monitoramento não param por aí, ainda contemplam engajar a pessoa no cumprimento, verificar se a energia está sendo direcionada para as ações mais eficazes, corrigir a rota de algum item que por engano a pessoa esteja executando de forma errada, mostar novos produtos que surgiram e apresentar as novas oportunidades!

O monitoramento ajuda em tudo isso. É a correção e otimização da rota para que os sonhos fiquem mais próximos e sejam conquistados da forma mais confortável possível.

Dia 15 de dezembro, na próxima terça feira, tem uma novidade! Vou reabrir vagas para minha consultoria. Quem quiser saber mais, basta me enviar uma mensagem. Logo depois as vagas fecham por tempo indeteminado.

--

--

Bernardo Cavalcanti
Unifei Finance Itabira

Engenheiro Civil formado pela UFMG. Especialista em Gestão de Projetos com MBA pela FGV. Consultor de Liberdade Financeira.