O que você precisa saber agora, para viver de renda no futuro.

Bernardo Cavalcanti
Unifei Finance Itabira
3 min readNov 24, 2020

--

Aprenda a fazer a gestão do seu dinheiro. Aprenda isso agora. Não copie padrões de consumo e crie um que tenha a ver com seus objetivos. Veja os motivos e como isso funciona.

Não importa o quanto você tenha, dinheiro é limitado para todos. Existe a falsa ideia de que se a pessoa tivesse um salário maior, ou se conseguisse acumular um valor relevante, ou se recebesse um prêmio, não precisaria mais pensar dinheiro. Essa é a ideia de quem já teve muito e agora não tem, de quem nunca terá muito ou de quem tem e corre muito risco de não ter mais. Aprenda a fazer a gestão da sua vida financeira, cuidar do seu patrimônio, extrair rendimento dele, saber quanto e como gasta. Isso é determinante para conseguir viver de renda. O ideal é começar a aprender agora, não é uma boa ideia fazer testes quando já tiver muito ou no final da vida quando não puder mais errar.

Além da falta de gestão, existe outro grande vilão que distancia muitos da liberdade financeira. Tudo começa na forma como a economia funciona hoje, as empresas são livres para inventar, produzir e vender. Mas o último item, a venda, é essencial para o negócio funcionar. Então são criadas as mais diversas formas para te convencer que precisa comprar e não vai ser feliz sem aquilo. Isso te desvia dos seus grandes sonhos. A forma mais poderosa de venda está em todos os lugares, nas redes sociais, nos filmes, na TV. É o estabelecimento de padrões de vida, que passam a ser considerados “normais” e que levam à um padrão de consumo. Mesmo que não tenha redes sociais ou não assista muitos filmes, você provavelmente tem um grupo de amigos que tem e assistem. Eles em algum grau seguem “o padrão”. Provavelmente alguns de seus costumes de consumo foram inspirados na vida desses amigos que confia e admira.

Essa estratégia de vendas é potencializada por uma característica do ser humano de pegar atalho nas experiências dos outros. Isso facilita muito nossa vida, pois não precisamos pensar em tudo, vemos como outra pessoa faz, e copiamos. O celular que usamos, a roupa que vestimos, onde moramos, como moramos, para onde viajamos, o tipo de carro que compramos, são decisões que podem ser facilitadas copiando experiências de pessoas que nos cercam. Olhe ao redor e veja se seu padrão de consumo se parece com o das pessoas a sua volta. O quanto disso você escolheu, e o quanto apenas seguiu, ou se sentiu obrigado a seguir para não parecer estranho?

Temos que tentar facilitar a vida, mas o que te satisfaz pode não estar nos padrões que te cercam. Desse ponto de vista, não faz sentido copiar tudo, ou talvez dependendo do meio em que viva e dos seus objetivos, não faça sentido copiar nada.

Sua história é única, aprenda a gerir sua vida financeira, construa seu próprio padrão, viva conforme seus objetivos. Isso otimizará seu caminho, tornará mais rápido, mais leve e possível de ser atingido.

--

--

Bernardo Cavalcanti
Unifei Finance Itabira

Engenheiro Civil formado pela UFMG. Especialista em Gestão de Projetos com MBA pela FGV. Consultor de Liberdade Financeira.